Artigos

Artigos publicados no portal webinsider.

Quando o óbvio não é nem um pouco óbvio

Gestão de projetos: quantas vezes você deixou de dizer algo por ser tão óbvio que todos os envolvidos deveriam saber… e no final perceber que ninguém pensou assim? (26 de agosto de 2010)

O desafio do desenvolvimento é a integração

Em busca de mais produtividade, a arte de integrar sistemas e soluções é essencial em um projeto. O desafio é unir componentes, códigos e aplicações escritos normalmente por outras equipes. (26 de março de 2010)

Projeto de Lei 607/2007: fique de olho

Trabalha com desenvolvimento de software, sistemas ou áreas correlatas? Acompanhe o que anda acontecendo no congresso. Profissionais deverão se associar aos conselhos, pagar anuidade e ter diploma superior. (25 de agosto de 2009)

Browsers e carros: o IE 6 virou uma kombi velha

Com todo respeito aos proprietários da tradicional van da Volkswagen, mas o comportamento de usuários apegados à versão 6 do browser Internet Explorer é similar. As dificuldades também. (21 de junho de 2009)

Clientes inspiradores fazem toda a diferença

Diante de tantos desafios para seguir em frente na selva corporativa, é de se agradecer a participação de pessoas e fornecedores que lhe ajudam a dar o melhor de si. (5 de Junho de 2007)

Quando seu usuário não é seu cliente

O desejo de quem paga pelo site nem sempre bate com a necessidade do cliente e do público-alvo. Aprenda a separar sem esquecer da experiência do usuário final para seu projeto. E exerça o desapego. (12 de Junho de 2007)

Quando o gerenciador de conteúdo joga contra

Produtores de conteúdo precisam se sentir confortáveis para publicar. Se o sistema não for fácil de usar e exigir manobras dos redatores, esqueça. Seus objetivos não serão atingidos. (17 de Janeiro de 2006)

O design, como visto pelo desenvolvedor

Para desenvolvedores de software, a beleza é expressa em linhas – ilegíveis para muitos. O relacionamento mais intenso com designers e arquitetos é uma novidade e passa por questões culturais. (10 de Março de 2005)

A tática de transformar ruídos em aplausos

Equipes de TI podem e devem comunicar à empresa suas realizações. O resultado é a melhor compreensão de seu trabalho e a integração com outras áreas. O marketing de TI faz sentido. (05 de Outubro de 2004)

Análise de processos gera interfaces amigáveis

Na hora de fazer o levantamento de sistemas é muito comum o analista ignorar os processos de utilização. Pois justamente aí reside uma oportunidade preciosa para avanços importantes em usabilidade. (18 de Abril de 2004)

Dicas sobre como não escrever manuais inúteis

O destino dos manuais de software muitas vezes é o lixo, quando são incompreensíveis e herméticos. Porém é possível torná–los atrativos, agradáveis de ler e até usá–los como aliados. (04 de Julho de 2003)

Quando o manual de instruções não instrui

Manual de produto é o livrinho que não diz nada sobre aquilo que mais precisamos saber. Mesmo assim, tem gente que adora ler, encontrar as respostas na internet e ainda enviar sugestão para o Fale Conosco. (23 de Junho de 2003)

Desligue o preconceito e respeite o usuário

Para muitos desenvolvedores, o usuário é um ser desprovido de conhecimento e raciocínio, quase uma anta. O desdém é nocivo, pois afinal somos todos usuários e nem tudo funciona tão bem assim. (14 de Abril de 2003)

Usabilidade? Hum, depois que ficar pronto…

Por que é tão difícil para as empresas enxergarem os benefícios da usabilidade durante o desenvolvimento de um projeto? Na prática, a pressão no desenvolvedor fala mais alto do que a perfeição. (22 de Fevereiro de 2003)

Usabilidade também é assunto para programador

Muitos desenvolvedores de software acreditam que a facilidade de uso é preocupação para os designers e que este cuidado não está relacionado ao trabalho de programação. Maior engano. (30 de Agosto de 2002)